CPC 27 – Ativo Imobilizado

CPC 16 – Estoques Impairment e Avaliação de Ativos

Carga horária: 16 horas

 

Considerações Iniciais 

A lei societária brasileira – Lei 6.404 / 76, alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09, trouxe e harmonizou os requerimentos contábeis internacionais para a realidade brasileira, também conhecidos como IFRS – International Financial Accounting Standard, para a realidade brasileira. Essas alterações estão regulamentadas, entre outras agencias reguladoras, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que vem referendando os pronunciamentos contábeis emanados pelo Conselho de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
Essa nova “modalidade” contábil, obrigatória para todas as empresas independente do seu porte, trazem um nível de divulgação mais detalhado, mudanças das práticas contábeis e exige julgamento da verdadeira essência da transação empresarial à luz desses novos pronunciamentos contábeis.


Objetivo


Apresentar aos participantes um conteúdo combinado entre a teoria e a prática para elaboração das demonstrações contábeis relacionadas às atividades empresariais e convergidas às normas internacionais de contabilidade.
Ainda, com a Lei 12.973/14, que entre outros fatores extinguiu o RTT e trouxe mudanças significativas no método de apuração dos impostos sobre o lucro das empresas, passamos então a considerar esses efeitos e reflexos nos nossos treinamentos, trazendo as alterações introduzidas pela IN RFB 1.515/14, recentemente substituída pela IN 1.700/17.

Metodologia do treinamento


A metodologia de ensino aplicada no treinamento é de última geração, baseada nas melhores tecnologias internacionais disponíveis no mercado. Adotamos uma apresentação expositiva e promoção de discussões entre os participantes sempre visando a troca de experiências. Nosso conteúdo, é focado nas demonstrações financeiras/contábeis das empresas listadas, sociedades anônimas de capital fechado, possuindo uma diagramação que facilita ainda mais a absorção do conhecimento por parte dos participantes, isto é, “DADOS REAIS, EMPRESAS REAIS”!


Conteúdo Programático

Ativo imobilizado


▪ Custo iniciais de reconhecimento
▪ Custos subsequentes
▪ Elementos do custo
▪ Métodos de Depreciação
▪ Valor depreciável e valor residual
▪ Capitalização dos encargos financeiros
▪ Custos de desmontagem, desmantelamento ou abandono
▪ Redução ao valor recuperável (Impairment)
▪ Políticas contábeis
▪ Divulgação em nota explicativa

Estoques

▪ Custo de estoque
▪ Custos de aquisição
▪ Custos de transformação
▪ Bonificação dos estoques
▪ Variação cambial
▪ Custos abaixo da capacidade produtiva
▪ Métodos de mensuração
▪ Inventário
▪ Valor realizável líquido (Impairment)
▪ Divulgação em nota explicativa.

 

Material didático


O material didático é composto pelos slides utilizados durante nossa exposição, impressos em P&B.
Sistemas e análises de negócios
Ainda, durante o nosso treinamento abordaremos junto aos participantes os aspectos sistêmicos, a tecnologia da informação e de controles internos necessárias para implantação dos requerimentos mínimos necessários ao atendimento dos “novos” pronunciamentos contábeis.

 


Público alvo


Contadores, Controller’s, Gerentes, Diretores, analistas financeiros e de contabilidade, estudantes, professores, empresários do setor contábil, advogados e demais interessados.
 

Telefone:   (21) 3090-2045   l    (21) 98718-1227    l    (21) 99087-0554

 

Contatos: inicial@inicial.adm.br  l   Cursos: cursos@inicial.adm.br

 

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 334 - Conj. 503

Centro - Niterói - Rio de Janeiro - CEP: 24.020-076 

CNPJ: 05.396.035/0001-05

Siga
  • Facebook Basic Square